terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Menino Do Pijama Listrado - John Boyne

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
ISBN: 853591112
Número de páginas: 192


"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."

Resenha da Luiza:

                 O livro é narrado em 3ª pessoa. Já disse que não gosto de livros em 3ª pessoa? Não? Pois é, não gosto. 
              Existem alguns erros -  ou talvez não sejam erros, sejam assim propositalmente, bom eu não sei, só sei que achei estranho -, as vezes, ao invés de usar a virgula, o autor usa 'e's em excesso. Por exemplo: ontem eu comi feijão e arroz e massa e maça e pera e guisado e cachorro-quente. 
              Eu não chorei. Me emociono muito facilmente, mas o livro não... me "tocou" como o filme.

SPOILER

"E sinto muito que não tenhamos podido brincar, mas, quando for a Berlim, é só o que faremos, e eu o apresentarei a... Puxa, como era mesmo que eles se chamavam?”, Bruno se perguntou, frustrado, pois eles deveriam ser seus três melhores amigos para toda vida, mas tinham desaparecido da sua mente a essa altura.

"Pensando bem", ele disse, olhando para Shmuel, "não importa se eu lembro ou não". Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para a sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre a suas.

"Você é meu melhor amigo, Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda."

Shmuel poderia ter aberto a boca para responder alguma coisa, mas Bruno não teria escutado porque neste instante ouviu-se o roído de todos que haviam marchado para lá dentro, engolidos a seco.

...

Bruno ergueu a sobrancelha, incapaz de compreender os sentido daquilo tudo, mas presumiu que tivesse algo a ver com a necessidade de manter longe da chuva as pessoas e impedi-las de se resfriarem.

E então o cómodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-las.

Nada mais se soube de Bruno depois ...


                Então, o livro não me fez chorar, fiquei comovida, mas não chorei.
              Bruno tem nove anos e adora explorar. Fica muito triste quando se muda para Haja-Vista porque lá não há ninguém para brincar. Depois que conhece Shmuel fica mais feliz, encontra seu Melhor Amigo Para Toda A Vida e realiza seu sonho de ir para o outro lado da cerca. Não tem muito contato com seu pai, não gosta muito da irmã e respeita muito a mãe - eu suspeito que ela tenha tido um caso com o Tenente Kotler.
              Shmuel, o menino do pijama listrado, mora do outro lado da cerca, se torna amigo de Bruno e eles se vêem quase todos os dias. Alguns parentes dele começam a desaparecer, então ele pede para Bruno, em sua primeira e ultima aventura juntos, irem em busca do seu pai. E, bem, vocês sabem o final.
              O livro é muito bom, mas o autor as vezes economiza demais nos detalhes.

NOTA: 

Um comentário:

  1. Bah, também fiquei muito comovida com esse livro =/
    Eu acho uma barbaridade tudo feito com os Judeus nessa época, obviamente, e fiquei muito sentida ao ler o final do livro. Embora tenha achado bem feito para o pai dele =xxx A gente só sente mesmo quando é com a gente, né?

    Ótimo resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir

Comente, sua opinião é muito importante para nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...